sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cuidador de Idosos


Como Cuidador Formal (home Care) e Informal
E na Enfermagem

        Esta é uma profissão crescente em nosso país e, profissionalizar-se nesta área pode garantir maiores chances no mercado de trabalho. Portanto, capacite-se na área, busque realizar um curso específico de cuidador, com conteúdo atual e abrangente. Antes de entrarmos mais a fundo no assunto, pare e conheça as opções de cursos EAD nos links abaixo. Dica de Cursos para você fazer:

Curso de Cuidador de Idosos do Portal Educação

 O curso de Cuidador de Idosos através da educação a distância, oferece aos participantes aspectos importante nos cuidados com a pessoa idosa, desde cuidados com higiene, acidentes, depressão, administração de medicamentos, entre outros. 60hrs, com certificado.
 
 
 



Curso de Cuidador de Idosos do buzzero.com da autora: Adriane Neves
Curso EAD, 26hr aula, com certificado digital

Continuando...

        O cliente idoso é "preferencial" nas filas dos bancos, hospitais, transporte público e isso por que?
_ Porque o idoso realmente deve ter um cuidado, uma assistência "especial", uma vez que, devido as mudanças fisiológicas e psico-sociais por quais passa, precisa que toda a assistência da qual necessite, seja hospitalar, social ou psicológica também seja "adaptada" para suas necessidades para que seja efetiva.

Mas, por que eu preciso  realizar cursos, me especializar, para cuidar de idosos?
        Certamente, isto se deve ao fato de que esta profissão está inserida no rol de "profissoes da área da Saúde", num tempo em que mais há crescimento do cuidador home care, que realiza com este idoso até mesmo "procedimentos de enfermagem", tais como:
  • Banho de aspersão (chuveuro) com auxílio de cadeira de banho;
  • Mudança de decúbito;
  • Alimentação via oral e via sonda ou catéter nasogástrico;
        Ou seja, o Cuidador precisa entender que os cuidados relativos à higiene, alimentação e prevenção de úlceras de decúbito que ele realiza no idoso, são cuidados com fundamentação na anatomia e fisiologia do organismo e ainda, considernado as particularidades do idoso. Portanto, para que o Cuidador conheça as técnicas de como realizar cada cuidado, sabendo como e porque fazer cada coisa, ele precisa sim de uma base teórica fundamentada nas áreas das:

  • Ciências Biológicas; Sociais e até na Psicologia.
          Isto para poder ter maior conhecimento e saber intervir diante das mudanças decorrentes do envelhecimento e dos principais processos patológicos pelos quais passa a população idosa, uma vez que agora estamos falando de uma profissão denominada "Cuidador de Idosos".

        Esses são alguns exemplos de cuidados que o Cuidador de Idosos presta no seu dia a dia de trabalho, diferente do Acompanhante de Idosos, onde, o que se espera é que a pessoa contratada para assumir esta função, até pelo oque o "nome Acompanhante" de Idosos expressa, seja responsável apenas por "acompanhar", ou seja, estar junto, estar ao lado, observar, conversar, interagir com o idoso no seu dia a dia, mas não prestar cuidados de saúde como o banho com cadeira de banho ou no leito, por exemplo, pois esta já é a esfera do Cuidador, daquele que presta cuidados. Porém, percebe-se muitas vezes, é que, na prática, muitas vezes as duas funções se confundem ou misturam e até se relacionam com outras como no caso de afazeres do lar.
Envelhecimento
        É um processo de perda da homeostase associada  a um aumento da fragilidade e vulnerabilidade e que pode ser considerado nas dimensões biológicas, populacionais e psicológicas. 
 
        No Brasil, as pesuisas demográficas mostram que a população idosa cresce mais que a infantil. Isso está ocorrendo atualmente devido ao planejamento familiar cresecente que keva à queda da fecundação  aliada a longevidade dos idosos que estão  cada vez mais inseridos em programas de atenção ao idoso.
 
      Alterações Biológicas causadas pelo envelhecimento
 

        O processo de envelhecer leva a pessoa a apresentar modificações morfofisiológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que o fazem ter uma perda de sua capacidade de adaptação ao meio ambiente em que vive, porisso, o idoso é mais suscetível, por exemplo a quedas e processos patológicos.
        Um dos principais fatores que limitam a capacidade do idoso para manter um estilo de vida independente e livre de quedas é  a diminuição  do tônus múscular que torna-se um fator importante na ocorrência de acidentes e quedas fatais no lar de idosos após os 75 anos.
        Isso, porque a marcha normal requer força muscular, controle neuromuscular e função adequada das articulações dos MMII de modo que um declínio na velocidade da marcha no idoso, é, geralmente, um sinal de deterioração em algum destes sistemas.
Alterações no Idoso relacionadas:
  • Diminnuição da força muscular, resistência, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio.
Fatores Extrínsicos ao Envelhecimento mas que o influenciam:
_fumo;
_radiação;
_Poluição;
_Alimentação inadequada;
_ Doenças pré existentes;

Fatores Intrínsecos:
Modificações Fisiológicas:
_ Declínio da produção de linfócitos T;
_Diminuição da audição, da capacidade de compreender a fala, presbiopia (dificuldade para ver de longe)
_ Perda de Elasticidade das pálpebras;

Alterações Cutâneas decorrentes do envelhecimento:
_Perda da elasticidade da pele, com manchas e rugas, também há predisposição ao maior aparecimento de pintas;
_Perda de Cabelos;
_Diminuição das funções fisiológicas das glândulas sebáceas e sudoríparas
_Acentuação das proeminências ósseas;
_Onicogrifose (espessamento das unhas);

Alterações Cardiovasculares:
_Diminuição do débito cardíaco;
_Diminuição da elasticidade dos vasos sanguíneos;
_ Maior predisposição a arteriosclerose (endurecimento das paredes das artérias), o que é diferente de aterosclerose (quando há formação de placas de ateroma, ou seja, de substâncias lipico-protéicas que podem ocluir o vaso e causar isquemia).

Alterações Respiratórias:
_Diminuição da flexibilidade pulmonar;
_Perda de cílios pulmonares;
_Troca de gases prejudicada;

Alterações Gastroenterológicas:
_ Peristalse lenta, interferindo na degluitção, esvaziamento gástrico e passagem do alimento pelo intestino;
_Diminuição da salivação;
_Diminuição da absorção de nutrientes pelos intestinos;
_Modificações do tecido dentário por perda de sais dos dentes, dificultando a mastigação.

Músculo Esquelético:
_Perda da força muscular;
_Perda da flexibilidade;
_Perda da massa e diminuição da altura;
_Perda de cálcio;

Neurológicos:
_Isquemia cerebral;
_Perda de neurônios, principalmente motores;
_Dificuldades no controle da postura;
_Diminuição das sensações;
_Diminuição das sensações táteis como pressão e temperatura;

Alterações do Sono:
_Períodos de sono mais frequentes e rápidos;
_Dorme cedo e acorda cedo;
_Insônia;
_Apnéia do sono;
_Roncos altos;

Texto Resumo, de uma aula da  Disciplina Saúde do Idoso.

 


Hemoterapia, Bancos de Sangue, de Cordão Umbilicall

      Dica: Para conhecer mais sobre Hemoterapia, faça o curso de:     

Assistência de Enfermagem em Hemoterapia

  • Clique  no título acima ou na foto abaixo para ser direcionado a página do curso

        Também são campos de atuação para a enfermagem e outros profissionais da equipe de saúde multidisciplinar, mas, o que são esses setores e, como o profissional se insere nestes campos de trabalho?


Por: Luciana Silva

        Hemoterapia  é a área da Saúde, relacionada à Biomedicina e Biologia (e hoje há também o campo desta especialização para os profissionais de enfermagem a partir já do nível técnico), onde são utilizadas técnicas para processar os diversos componentes do sangue (hemocomponentes) para que estes possam ser utilizados para tratar pacientes que necessitam, porisso o termo Hemoterapia .
        Os cursos de nível técnico  (conforme o site do SENAC SP) capacitam o aluno para realizar processos de captação, triagem clínica, epidemiológica e sorológica dos interessados em doar sangue, bem como a realizar coleta, processamento, controle, armazenamento, expedição e infusão de hemocomponentes, provas sorológicas e imunohematológicas, de acordo com as normas técnicas, de biossegurança e legislação vigentes. Se desejar, visite a página do site Senac SP.
        Algumas informações de Hemoterapia:
        Segundo RUIZ:
"Em cada  doação, são coletados 450 mL (+50) de sangue total. Cada coleta é fracionada em aproximadamente: 1 unidade de concentrado de hemácias, 1 unidade de concentrado de plaquetas e/ou criopreciptado, 1 unidade de plasma".

        Vejamos o que são cada tipo de hemocomponente destes:

  • Concentrado de Hemácias: É o hemocomponente obtido a partir da centrifugação do sangue total. Pode servir de 35 a 42 dias, dependendo do conservante utilizado na bolsa de coleta.
  • Concentrado de Plaquetas: As plaquetas atuam na fase primária da coagulação do sangue. Seu concentrado é obtido a partir da centrifugação do plasma, rico em plaqueta.
  • Plasma Congelado: O plasma é a parte líquida do sangue formado do soro sanguíneo + fibrinogênio (e fatores da coagulação). Esse plasma congelado é obtido após o fracionamento do sangue total.
  • Criopreciptado ou Fator anti-hemofílico: Parte insolúvel do plasma que é obtido por meio do método de congelamento rápido, descongelamento e centrifugação do plasma. É rico em vários fatores da coagulação (substâncias que atuam em conjunto para que a coagulação ocorra dentro da normalidade).
        Como o profissional de Enfermagem atua em hemoterapia?
       
                Se o profissional ainda não tem especialização na área hemoterápica (há cursos pós técnicos de especialização para enfermagem em SP). Para saber sobre cada um clique nos links abaixo:
 
 
 
 
        Outro setor onde há possibildades é na coleta de sangue de cordão umbilical, onde a mãe decide doar o sangue do cordão umbilical de seu filho ao nascer para que deste sejam retiradas suas células tronco que ficarão armazenadas para uso posterior se necessário. Quem pode atuar nestas coletas normalmente é o mesmo profissional especializado em hemoterapia, banco de sangue e técnicos em biodiagnósticos.
 
Veja o vídeo abaixo da Cor Vida que é um treinamento mostrando como é realizada a coleta de sangue do cordão umbilical.


 
 

Cursos Iped todas as áreas